jusbrasil.com.br
23 de Outubro de 2019

[CM Responde] Igor, eu posso postar vídeos aqui no Jusbrasil?

Igor Leite, Advogado
Publicado por Igor Leite
há 5 meses

Oi! Eu me chamo Igor e trabalho aqui no Jusbrasil, como Community Manager. De forma básica, eu cuido (com o auxílio de outras pessoas) desse nosso espaço gigantesco que chamamos de comunidade. Muitos por aqui já me conhecem, mas caso você seja uma exceção, muito prazer e sinta-se sempre à vontade para me seguir e mandar mensagens com dúvidas ou sugestões.

Esse é o primeiro post de uma série que eu vou chamar de CM Responde. A ideia é trazer dúvidas bem frequentes entre vocês, autores e membros da comunidade e responder de forma dinâmica através de um artigo. Coisa que muitas vezes eu não consigo fazer através da nossa ferramenta de mensagem direta. Vamos nessa?

Postagem de vídeos no Jusbrasil

Geralmente, a pergunta do título vem nesse contexto aqui:

“Igor, eu criei um canal no YouTube e estou criando bastante conteúdo por lá. Eu posso colocar esse vídeo no Jusbrasil, ajudando na divulgação deste conteúdo?”

E a minha resposta é que SIM! Você pode colocar os seus vídeos aqui na nossa comunidade, iremos aceitar com os braços abertos. Aí vem a segunda pergunta:

“Mas como que eu coloco? Não encontrei a opção”

Para adicionar um vídeo nos seus textos é bem simples: Copie o link do vídeo (a URL do YouTube), cole no editor de textos e sem apertar nenhuma outra tecla aperte ENTER. Gravei um gif para demonstrar:

videogif

Pronto! Seu vídeo já está prontinho para ser publicado no Jusbrasil. Mas existe uma diferença muito grande em quem simplesmente posta um vídeo e vai embora daquele que posta um vídeo visando entregar valor. Qual deles obtém um resultado melhor? Você arrisca dar essa resposta? Vou deixar essa dica aqui para vocês!

Obtendo resultados melhores com seus vídeos no Jusbrasil!

Quando eu digo para vocês, que sim, é possível publicar um vídeo aqui no Jusbrasil, eu digo por um único motivo. A nossa comunidade tem uma missão muito forte de conectar pessoas à justiça através de conteúdo jurídico útil. O que seria um vídeo falando sobre algum assunto jurídico, se não um conteúdo que com certeza tem utilidade para alguém? Vídeo é uma forma poderosa de entregar conteúdo de valor para aquele que está do outro lado da tela. Mas ele por si só é suficiente?

1. Dê ao leitor contexto sobre o seu vídeo

Sempre que eu vou produzir um conteúdo, eu suponho que a pessoa do outro lado não faz a menor ideia sobre o que eu estou falando. E eu resolvo isso tentando dar uma introdução muito boa sobre o que meu vídeo vai tratar e por quê eu estou fazendo aquele conteúdo. Reparem que mesmo neste texto aqui, eu fiz essa introdução.

Quando as pessoas no Jusbrasil começam a usar o artifício áudio visual dos vídeos, elas esquecem de escrever uma boa introdução, dando contexto à discussão que você propõe trazer no vídeo. Quem é você? O que seu conteúdo vai falar? Por que é importante eu parar alguns minutos do meu dia para ver o seu vídeo? Por que você optou pelo formato de vídeo neste conteúdo? São alguns exemplos de como você deve publicar vídeos aqui. A Mariana Gonçalves, na sua página de vídeos aqui do Jusbrasil, faz exatamente isso e tem ótimos resultados! Olhem o exemplo:

2. Divulgar é importante, mas ajudar quem consome seu conteúdo é mais!

Isso é comum e acontece aqui no Jusbrasil com todo tipo de conteúdo. As pessoas querem divulgar todo tipo de coisa, muitas vezes sem usar uma estratégia adequada de marketing de conteúdo. Divulgar o canal do YouTube, divulgar algum curso, divulgar algum livro e até mesmo divulgar o próprio nome para angariar mais clientes. A divulgação através de uma estratégia de conteúdo é importante, sim! Mas de nada vai servir se você não entrega valor (leia-se conteúdo) para o seu leitor.

Então, ao postar algum vídeo, se pergunte: este conteúdo está se propondo a resolver alguma dor, dúvida ou questionamento de meu leitor? Ele é útil para comunidade do Jusbrasil ou para o cidadão brasileiro? Caso as respostas sejam positivas, jogue duro! Se tem alguém que quer o seu vídeo rodando pela internet, esse alguém somos nós do Jusbrasil.

Por fim…

No final, tudo se resume a entregar conteúdo valoroso! É isso que buscamos todos os dias com a nossa missão e com o nosso trabalho. Queremos você nos ajudando seja com artigos, com notícias ou com vídeos. Entre nesse barco com a gente! :)

O que acharam desse tipo de conteúdo? Eu sei que vocês têm muitas dúvidas e nosso time quer muito responder o máximo de questionamentos possíveis. Se você gostou, recomende a leitura clicando no “legal” lá em cima. Assim outros membros da comunidade que tenham essa dúvida vão ler o artigo. Comente! Eu amo ler os comentários e sempre respondo todos.

Você tem alguma dúvida pra ajudar no próximo artigo da série?

Eu fiz um pequeno formulário, onde você pode nos enviar dúvidas que possam virar um artigo como este! Para enviar, basta clicar aqui. Fique a vontade para nos mandar suas dúvidas. Você pode ou não se identificar e contamos com sua contribuição!

Abraços Jusbrasileiros! :)

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Show, Igor!

Adorei a iniciativa!

Além de explicar a parte técnica, ainda deu dicas de como entregar mais valor com o conteúdo. Vocês arrasam, cara!

Abraços! continuar lendo

Obrigado pelo comentário, Pedro!

Fico feliz que tenha curtido, é uma dúvida bem recorrente né?

Nós arrasamos juntos! hahahaha

Abração. :) continuar lendo

Muito legal, Igor! Obrigado pelas dicas.

Acabei criando um canal no YouTube há um mês e estava com essa dúvida. Como público textos aqui, fiquei com receio de postar vídeos. Não tinha visto ainda tal possibilidade.

Abraço! continuar lendo

Legal Leonardo!

Compartilha os vídeos com a gente, sempre tendo em mente isso: Conteúdo é o mais importante!

Abraço :) continuar lendo

O canal da Mariana é ótimo!
O da Lorena Torres também!
Eu ainda prefiro ficar, como estou, nas duas bases e não misturando vídeos + artigos aqui no Jusbrasil.

Geralmente eu aviso aos meus seguidores do YouTube, que também publico artigos aqui no Jusbrasil.

Faço meus vídeos regularmente; tenho mais de 2,3 mil seguidores (nada mal, pra quem surgiu do zero, lisa e sem nenhum equipamento de produção), mas amo mesmo é ESCREVER.

Vídeo era mera distração para mandar para os mais próximos, e zoar:
- Se inscrevam no canal da mais nova YouTuber da Veneza Brasileira! Rsrsrsrs

E o danado é que, para minha surpresa, o canal atraiu seguidores que dizem amar as minhas postagens artesanais!
Só investi até agora em um microfone de lapela e mais nada!
Entendo que preciso aprimorar equipamentos e produção, mas, por enquanto, é o que temos pra hoje, como vovó dizia.

Sigo muito feliz!!!

O que era uma distração, sem maiores compromissos, vem tornando-se um animado espaço para fazer amigos e ajudar o semelhante!
No tempo oportuno, colocarei um vídeo 'supimpa' e com excelente produção, por aqui.

Um abraço, Igor! continuar lendo