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23 de Outubro de 2019

5 dicas para postar conteúdo jurídico que sempre será procurado

Conteúdo jurídico perene e a sua importância em uma estratégia de marketing digital jurídico.

Igor Leite, Advogado
Publicado por Igor Leite
há 2 anos

Aumentar a audiência é uma das principais metas de qualquer pessoa que dedique o mínimo de tempo para publicar textos.

O foco de um autor deve ser criar o interesse no público e gerar mais acessos em seu texto, e estou aqui para lhes presentear com as 5 dicas para publicar conteúdo jurídico evergreen.

Mas afinal de contas, o que é um conteúdo evergreen? Por que ele é importante?

Você está insatisfeito com os seus hábitos alimentares e então decide buscar maneiras de corrigir isso. Logo, você vai até Google e acha dois artigos com o título: “Veja essas dicas para ter uma alimentação mais saudável”, um postado há 4 semanas e um postado há 8 meses. Qual deles você iria preferir abrir?

Talvez você não tenha nenhuma preferência, visto que os dois são conteúdos relevantes para a sua pesquisa e contêm a informação que você está buscando. Isso é o que chamamos de um conteúdo perene. Ou seja, daqui a 2 anos, é provável que as dicas para ter uma alimentação mais saudável ainda sejam as mesmas, como beber água e evitar frituras, rs.

O conteúdo evergreen (sempre verde, na tradução literal), são esses conteúdos que mantêm a sua relevância mesmo com o passar dos anos! São ótimos conteúdos para aparecer entre os principais resultados do Google e com isso a audiência destes conteúdos se manterá constante, ou em crescimento. Ficou difícil visualizar? Trago exemplos!

Nesse texto do pessoal da EBRADI, vemos uma informação que será válida por no mínimo, alguns anos. É uma informação que se mantém valiosa, logo, os acessos serão constantes.

Com um conteúdo noticioso e/ou polêmico ocorre outra coisa: Existe o momento “boom” da notícia, que é quando ela terá um pico de visualizações. Mas depois... Bye bye leitores!

Esse é um texto que eu republiquei, de uma notícia logo quando Palocci havia sido condenado. Percebem a diferença? Ambas as imagens foram tiradas usando as estatísticas do Jusbrasil.

Tenham em mente que é possível (e recomendado), manter uma estratégia de postagens que mesclem esses dois tipos de conteúdo.

- Legal Igor! Mas, como fazer um conteúdo jurídico evergreen?

Vamos as dicas!

1. Invista em guias!

Nos tempos de hoje, quando uma pessoa está com dúvida sobre como fazer algo, o primeiro lugar ao qual ela vai recorrer é a internet. Conteúdos do tipo guia serão perenes, pois, muito provavelmente um artigo intitulado “ 5 elementos básicos de de uma petição inicial” vai continuar sendo valioso mesmo daqui a um bom tempo. Com isso seu conteúdo terá visitas frequentes!

2. FAQ é um ótimo conteúdo evergreen!

FAQ nada mais é do que responder perguntas frequentes sobre determinado assunto. Digamos que você seja um advogado da área cível. Provavelmente te perguntam o tempo inteiro sobre assuntos que envolvem uma ação de usucapião, por exemplo. Que tal reunir as perguntas mais frequentes e responder todas elas no mesmo artigo? Lembre-se que as pessoas vão ao Google atrás de respostas para alguma dúvida. Responda essas pessoas! =)

3. Faça listas, listas e mais listas!

Se eu te contar que este artigo que você está lendo é um conteúdo perene você acredita? (rs)

As listas são ótimas formas de fazer conteúdo evergreen por um simples motivo: geralmente são dicas! As dicas não envelhecem e se você for um cara cuidadoso como eu sou, pode atualizar as dicas sempre que houver alguma mudança relevante no assunto que você estava abordando. Elas são as preferidas dos leitores também, pois deixam a leitura mais dinâmica e nos tempos de hoje, a última coisa que queremos é perder tempo! Afinal, tempo é dinheiro. Ou melhor, honorários né?

4. Brinque de contar história!

Alguém discorda que “A história do Brasil”, nunca vai mudar? Quem pesquisar por isso no Google, encontrará vários documentos falando basicamente da mesma coisa. Não existe nada mais perene do que a história de algo. O passado não muda e os leitores são seres curiosos! Use isso a seu favor. Conteúdos do tipo: “A história do direito ao voto para mulheres no Brasil!” seria um grande exemplo. Mas lembre-se: Você deve ser fiel ao seu leitor, preocupado sempre em responder a dúvida dele, logo, não escreva sobre a história de algo se você não a conhece.

5. Glossário: explique as palavras difíceis

Eu sou estudante de direito e já me peguei dezenas de vezes pesquisando no Google o significado de alguma palavra que eu ouvi ou li e não entendi! O mundo jurídico é cercado de termos e palavras difíceis. Logo, um glossário sobre alguns desses termos é uma boa dica para você iniciar a produzir conteúdos perenes. Sem falar que você está facilitando a comunicação para um possível cliente seu, não é mesmo?


Eu espero ter lhe ajudado com essas dicas infalíveis! Postarei mais conteúdos que tratam sobre marketing digital jurídico, tudo o que for possível fazer conforme o Código de Ética da OAB. Para não perder nenhum conteúdo meu, basta seguir o meu perfil.

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34 Comentários

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Excelente artigo! continuar lendo

Muito obrigado pelo comentário querido @marciosalgadolima .

Abraço! continuar lendo

Boa, Igor!

Continue publicando textos desse tipo, a galera precisa de um direcionamento quando o assunto é marketing digital.

Um grande abraço! continuar lendo

Grande Pedro!

Muito obrigado pelo elogio. Pode deixar que eu vou continuar publicando textos desse tópico. Espero que vocês curtam.

Abração! continuar lendo

ótimo artigo, Igor, já estou a lhe seguir aqui no Jusbrasil. continuar lendo

Muito obrigado pelo comentário @papini .

Espero não lhe decepcionar, haha.

Abraço! continuar lendo

Eu publico aqui no Jus com certa regularidade também, Igor. Tenho lido seus artigos e gostado bastante. continuar lendo

Parabéns! Artigo matador! Crio vídeos para o YouTube é sigo estas dicas já faz algum tempo. Quando comecei comentava assuntos quentes e acontecia exatamente o que vc disse: rapidamente a relevância caia. Atualmente, só faço tutorial jurídico. Informação relevante, clara e precisa. Já estou colhendo os frutos! Um forte abraço!! continuar lendo

Show Ricardo!

Você sabe que pode postar seus vídeos e textos aqui no Jusbrasil também né? Espero te ver publicando aqui conosco.

Abração! continuar lendo